segunda-feira, 6 de maio de 2013

Área para moto sair na frente começa a ser testada hoje na av. Rebouças

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O cruzamento da avenida Rebouças com a rua Estados Unidos, na zona oeste da cidade de São Paulo, ganhou hoje (6) uma área de espera exclusiva para motos.
A sinalização é uma área delimitada no asfalto para isolar, durante a espera do semáforo, os veículos de duas rodas dos demais, que ficam atrás. Ciclistas também podem usar o espaço.
A primeira do gênero foi implantada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) na semana passada no viaduto do Chá, na região central.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Nova sinalização foi implantada primeiro no viaduto do Chá; motorista que invadir a área ainda não será multado
Nova sinalização foi implantada primeiro no viaduto do Chá; motorista que invadir a área ainda não será multado
O novo local foi implantado ao lado do corredor de ônibus da Rebouças, no sentido centro. Ou seja, funciona somente nas duas faixas que não são exclusivas para ônibus. O espaço também é dois metros mais comprido "em razão do volume maior de motos em circulação".
Segundo a CET, o objetivo da nova sinalização é melhorar a segurança dos motociclistas, "diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde". A sinalização também visa aumentar o respeito das motos à faixa de pedestres.
As áreas exclusivas ainda passam por período de testes, mas a intenção é expandi-las para outros pontos onde há grande concentração de motos e ciclistas. Por enquanto não haverá multas aos motoristas que invadirem a área.
Os primeiros locais foram escolhidos em razão do alto tráfego de motos. Na Rebouças, o volume chega a 3.700 motos no pico da manhã (7h às 10h).
Nos primeiros dias, no centro, o bolsão não foi totalmente entendido, nem pelos motoristas dos carros nem pelos motociclistas --alguns deles evitaram esperar o sinal abrir no espaço, permanecendo no corredor entre carros.
Para a CET, "numa avaliação preliminar, é possível afirmar que os motoristas estão respeitando bem a medida. Já os motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à nova sinalização", o que é natural "até que todos se acostumem".
A intenção da CET era instalar a faixa em 2012, mas o projeto atrasou. No Brasil, o modelo já é usado em Natal (RN) desde 2008. Outras cidades do litoral paulista também têm versões.
Fontes:UOL

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